Juiz Recusa Bloquear Financiamento de Células Estaminais Embrionárias

Quinta-feira, 09 de Setembro de 2010

Um juiz federal na terça-feira rejeitou o recurso da administração de Obama para se manter uma ordem bloqueando o financiamento federal das células estaminais embrionárias.

O Juiz Royce Lamberth disse que os réus estão "incorretos" em muitos dos seus argumentos na solicitação para uma pausa enquanto o caso é objeto de recurso. Ele escreveu em ordem do Tribunal que conceder uma pausa não seria "respeitar a vontade do Congresso" por violar a emenda Dickey-Wicker – uma lei de 1996 que proíbe o financiamento federal para a investigação que envolve a destruição ou danos a um embrião humano.

"O Congresso permanece perfeitamente livre de corrigir ou revisar o estatuto (emenda de Dickey-Wicker). Este Tribunal não é livre para fazê-lo,"escreveu Lamberth. "é bem estabelecido que '[isso] é interesse público dos tribunais realizarem a vontade do Congresso e de uma Agência implementar corretamente o estatuto que administra.'"

No final de agosto, Lamberth emitiu uma liminar que interrompeu o National Institutes of Health, de financiamento da investigação de células estaminais embrionárias humanas. Sua decisão foi baseada no fato de que o financiamento violou a emenda de Dickey-Wicker).

Uma administração Obama atordoada recorreu da decisão de 31 de agosto, argumentando que mesmo uma pequena pausa no financiamento poderia sucatear milhões de dólares em projetos de investigação que têm o potencial de curar muitas doenças de difíceis de tratar. Funcionários também garantiram que nenhum dinheiro federal seria usado para destruir embriões e, portanto, nenhuma lei seria quebrada.

Nomeadamente, no entanto, o processo de colheita das células-tronco embrionárias exige a destruição de embriões – a principal razão por que os adversários da investigação controversa comparam a investigação ao aborto.

Também opositores argumentam que existem a ética e alternativas bem sucedidas para a investigação controversa, como pesquisa de células tronco adultas ou investigação em células estaminais pluripotentes induzidas.

Até o momento, a investigação de células tronco adultas ajudou a tratar mais de 80 doenças enquanto células-tronco embrionárias não tem tratado de nenhuma.

Ainda assim, apoiantes da pesquisa controversa enfatizam que as células estaminais embrionárias podem diferenciar-se em quase qualquer tecido e, portanto, têm o potencial para tratar de uma vasta gama de doenças.

O Presidente Obama deixou claro que o apoio à investigação de células estaminais embrionárias é uma das suas principais prioridades.

Logo após tomar posse, Obama emitu uma ordem executiva em Março de 2009 que revogou a restrição que o ex-Presidente George w. Bush colocou no financiamento federal para investigação com células estaminais embrionárias. Obama no seu discurso inaugural, disse ele iria "restaurar a ciência para seu devido lugar"- uma declaração que sugere uma maior liberdade e apoio financeiro para a investigação em células estaminais embrionárias.

O departamento de Justiça disse terça-feira que planeja apelar da decisão de Lamberth.


http://portuguese.christianpost.com/noticias/20100909/juiz-recusa-levantar-bloqueio-no-financiamento-de-celulas-estaminais-embrionarias/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes