Fundação Champalimaud - Programa de Neurociência

Programa de Neurociência

O programa de neurociência da Fundação Champalimaud tem por objectivo investigar as bases neurais do comportamento. Coordenado pelo Doutor Zachary Mainen, o programa contou já em 2010 com 7 grupos de investigação e com um total de 70 investigadores.

Missão

Nas últimas décadas tem sido feito um esforço substancial para o desenvolvimento das neurociências no mundo inteiro. No entanto, os mecanismos cerebrais que medeiam a maioria dos comportamentos normais e patológicos ainda escapam a nossa compreensão. Os avanços conceptuais e tecnológicos dos últimos anos, e a integração de vários níveis de conhecimento, permitem agora investigar as funções cerebrais e comportamentais de novas formas e possivelmente levar a descobertas fundamentais. Por isso acreditamos que a investigação básica na área da neurociência terá um impacto significativo na compreensão das funções cerebrais, que por sua vez contribuirá para a compreensão e possível tratamento de doenças neurológicas e psiquiátricas.

Investigação

Zachary Mainen

O meu laboratório concentra-se no estudo dos mecanismos neuronais do comportamento e cognição dos mamíferos.

Rui Costa

Nós estamos interessados nos mecanismos neuronais da acção em situações saudáveis e na doença.

Marta Moita
.
Nós estamos interessados na compreensão dos mecanismos neuronais subjacentes à plasticidade comportamental.

Susana Lima

A investigação no meu laboratório centra-se nos paradigmas comportamentais que permitem estudar as bases neuronais subjacentes à escolha de parceiro sexual.

Joe Paton

A investigação no meu laboratório centra-se nos avanços sobre a compreensão dos mecanismos neuronais através das quais as acções que influenciam os comportamentos de adaptação são apreendidas e geradas.

Carlos Ribeiro

Nós estamos interessados na compreensão sobre a forma como os mecanismos moleculares e celulares controlam os complexos processos biológicos ao nível de todo o organismo.

Michael Orger
.
O nosso laboratório tem por objectivo determinar a organizarão e funcionamento dos circuitos neuronais subjacentes aos comportamentos guiados visualmente.

Megan Carey

Nós estamos interessados nos mecanismos neuronais do comportamento – em como a actividade dos circuitos neuronais nos permite uma interacção apropriada com o mundo à nossa volta.




http://www.fchampalimaud.org/home/portuguese-summary/programa-de-neurociencia/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes