Dieta sem Glúten, Caseína e Lactose


Já há 2 anos que o Francisco faz uma dieta pobre em Glúten, Caseína e Lactose.
Digo "pobre" porque é muito difícil conseguir tirar duma dieta o glúten, a caseína e a lactose, sobretudo para uma auto-didacta. De maneira que tento seguir alguns princípios e não complico.
O Francisco nunca fez qualquer exame que demonstre qualquer intolerância mas tenho lido muito sobre os benefícios de uma dieta assim ao nível do cérebro, em certos comportamentos como agitação e hiperirritabilidade, hiperactividade, falta de concentração, problemas sensoriais, e ao nível digestivo e intestinal, refluxo e dores abdominais, bem como ao nível do sistema imunológico.
Assim, o leite e os iogurtes passaram a ser 0% Lactose (embora, em rigor, se devesse tirar por completo o leite de vaca porque tem caseína). Estou agora a introduzir outros leites como de coco, amêndoas, arroz (este, por ser de arroz, faz prisão de ventre).
A massa foi substituída por massa sem glúten.
Os cereais do lanche são sem glúten, sem açúcar e integrais.
A parte difícil está no leite e papa da noite e do pequeno-almoço.
Este fim-de-semana fiz para o lanche uma experiência, em substituição do iogurte, que ficou óptimo (e passará para o pequeno-almoço): 1 maçã, leite de coco, 5 pés de salsa, folhas de hortelã e 14 bagas de Goji.
Acreditem, fiz esse mesmo ar quando me falaram da salsa. Mas ficou tão bom que todos bebemos!
Na próxima semana, faço consulta com uma nutricionista e já está combinado fazer várias alterações... Não vai ser fácil mas como adoro o tema da alimentação tenho a certeza que vai correr bem!
Sara

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes