KIDWALK - andarilho - parte II



E o KIDWALK revelou-se um grande ajuda no caminho do Quico.

Então, como já tinha dito Aqui, procurei em Portugal alguma empresa que conseguisse trazer sem compromisso de compra o andarilho para o Quico testar.
A MEDICAL PLUS, representante da Otto Bock, prontificou-se para o fazer e fez questão de pedir todos os acessórios que o Quico eventualmente necessitasse. Assim, permitia que, caso quisessemos comprar, poder logo ficar com ele.
Não conhecia a empresa, nunca lhe tinha comprado nada. E de facto a disponibilidade para colocarem o aparelho em casa para testar o tempo necessário, foi extra-ordinária.
É verdade que haveria concerteza outras empresas que o fariam mas porque me conheciam, mas aqui acho que foi o humanismo que se destacou, porque sabem que nos nossos meninos 1hora para testar alguma coisa é impossivel!

Só que agora chegou o momento da decisão.

Como eu teimava um bocadinho se o NFWalker seria o mais indicado, escrevi à terapeuta espanhola que comercializa e que conhecia o Quico e mandei-lhe videos e ela foi muito honesta. E disse que efectivamente o NFWalker não iria permitir a motivação do Quico para andar como ele aqui faz, pois precisaria de um movimento de marcha melhor. Sobre o NFWalker, ler Aqui.

Passemos então, à nossa opinião (terapeutas, pais, familiares...) sobre o KIDWALK.
- não considero que seja um verdadeiro andarilho. No Quico, acho mesmo que faz o efeito de uma continuação do corpo dele,
- isto porque ele mexe-se e o aparelho mexe quase de uma forma automática (tem um sistema hidráulico que confesso não sei explicar).
- Parece enorme e pesado, mas não é. Para o Quico se conseguir movimentar não é efectivamente pesado,
- o que faz com que, ao minimo movimento do Quico, ele anda e o Quico sente-se motivado.
- em termos de marcha, o Quico quase não tem movimentos de pernas e muito poucos de marcha. O que realmente acontece é que por vezes utiliza os movimentos involuntários e alguns balanços para se mexer. E noutra vezes consegue dar entre 5 a 10 passos alternados seguidos. O que, com a facilidade com que o andarilho se mexe, faz com que faça uma sala inteira a andar, para trás e para a frente.
- o facto de não ter nada à frente para se agarrar, penso que lhe dá uma liberdade enorme.

Por muito que o Quico trabalhe, não esperava, e há uns meses tive a alegre surpresa de ver o Quico numa passadeira. Ler Aqui sobre a passadeira.
Neste momento, tivemos todos a surpresa de ver o Quico a movimentar-se sozinho. E aos 5 anos do Quico, com a falta de controlo de seu corpo, vê-lo mexer-se de um lado para o outro, acho que é um GRANDE objectivo alcansado.

Achamos que, ainda que a marcha não seja perfeita, a independência e a felicidade que lhe trás, não há como, neste momento, tirar-lhe (e a nós) este prazer.
Claro, resta-nos continuar a trabalhar (ou talvez dar mais intensidade) aos exercicios da marcha, por forma a irmos melhorando no KIDWALK.

O filme do Quico no KidWalk aqui

:-)

Sara



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes