Um projecto de leitura



O colégio do Quico tem um projecto muito giro em que,  através de um livro, não só promove a leitura, como a vivência familiar e a partilha.
A escola define uma lista de livros e cada família deverá adquirir só um. Cada criança deverá colocar o seu livro num saco e em cada semana cada criança leva para casa o saco de outra criança. Assim, ao longo de 25 semanas (o número de crianças) cada família conhece 25 histórias diferentes.

Eu optei por escolher um livro que permitisse ter som, pois é mais fácil para o Quico, embora ele o vá partilhar com os colegas. Cá em casa já lemos o livro muitas vezes e agora foi entregue na escola e esperamos ansiosos pelo livro que nos vai calhar esta semana.

Quem quisesse podia personalizar o saco, claro que deveria ser com a ajuda da criança. No nosso caso, por razões óbvias, fiz sozinha, mas sempre a pensar no meu Quiquinho.
Também é suposto escrever os nossos comentários sobre o livro que lermos nessa semana. Como o Quico não fala, nesta fase vou começar por tomar nota dos comentários do Duarte e ver como arranjo uma forma de perceber e traduzir alguma coisa do Quico sobre o livro...

Depois de conversar com a professora do Quico, pedi para introduzir no saco do Quico um livro adicional que conta porque é que o Mateus é um menino diferente dos outros. 
Assim, os pais tomam contacto com a deficiência de perto, e, talvez ,os ajude a explicar porque é que o Quico é diferente dos seus filhos.
O livro do Mateus pode ser encomendado aquiaqui, bem como umas "gotinhas" lindas. O valor do livro e de todo o material feito pela mãe do Mateus (e são coisas lindas, incluindo material para festas) revertem a favor das terapias do Mateus.

Bjs 
Sara


  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes