MIOTENOFASCIOTOMIA - A TÃO ESPERADA CIRURGIA

Viagem de avião de Lisboa para Barcelona
Há duas semanas rumámos de avião a Barcelona, Espanha, para fazer a tão esperada cirurgia com o Dr. Nazarov. Neste momento, temos 1 semana após a cirurgia e tudo está "calmo" e dentro da "normalidade".
 
Como vos disse no post sobre a consulta, é uma cirurgia simples, que se chama MIOTENOFASCIOTOMIA para tratar os encurtamentos dos músculos, que no caso do Quico são mais que muitos.

Estes encurtamentos são provocados pela espasticidade, pela distonia e pela própria hipóxia.

Por sua vez, os encurtamentos provocam dores, maus posicionamentos, escolioses, contraturas, luxações, deformidades nas mãos, pés, pescoço, dificuldades de visão ou mastigação, por exemplo, e que se vão agravando ao longo dos anos.

Geralmente estas deformidades levam a um uso permanente de talas, uso de coletes, órteses, cirurgias correctivas (da anca, músculos e coluna, por exemplo), ou tenotomias.

Esta cirurgia, é feita pelo Dr. Nazarov, médico pediatra e cirurgião, em Espanha há cerca de 20 anos, o qual é consultado por crianças de vários países da Europa.

A cirurgia é um procedimento minimamente evasivo, feito com um bisturi muito fino, sob anestesia geral (com máscara) em que a criança/adulto relaxa com a anestesia, excepto onde tem as retracções musculares. E é nessas que é feito o corte. O corte assemelha-se a um ponto, que parece uma picada.

Pós-cirurgia
Não é um pós-operatório complicado, é dada alta no dia seguinte à cirurgia, que se resolve com paracetamol e anti-inflamatório. Em alguns locais fica um hematoma, noutros uma simples picada que desaparece nos primeiros dias.

Depois da cirurgia, há que ter cuidados, ficar em casa em repouso (já que efectivamente há cortes nos músculos) mas nada de complicado. Ao fim de 1 mês pode ser feita terapia simples e depois ir retomando uma "vida normal" (quer dizer, normal para quem tem paralisia cerebral, mas completamente anormal para o comum dos mortais). Claro que à medida que vai desaparecendo a anestesia do corpo, há um aumento de dores e irritabilidade, mas também nada de extraordinário (claro, no mundo da paralisia cerebral, onde o o extraordinário é o normal para nós).
 

Viagem de regresso
No caso do Francisco, que tem muitas retracções musculares, o Dr. Nazarov interveio em 28 músculos. O Dr. Nazarov e o anestesista foram impecáveis, mesmo com os habituais contratempos que sempre temos (neste caso, o Quico teve uma constipação com infecção respiratória, pelo que já em Espanha os médicos adiaram a cirurgia e tivemos que ficar mais tempo).

Ao fim de alguns dias (algumas coisas vimos logo na viagem de regresso), vimos o Quico a fazer um movimento mais amplo com o braço, a rodar a cabeça e a olhar quando chamamos (o que antigamente acontecia é que ele utilizava a distonia e punha os olhos todos para cima para poder olhar para trás) e a coisa mais maravilhosa, é que, sentado no sofá, já não põe o joelho para dentro ("rajada de vento" como chamam os médicos) e consegue abrir o joelho para fora.
 
Abertura das pernas 4 dias após a cirurgia
Já não ponho grande entusiasmo como punha antigamente a tudo o que era novo. Mas já na consulta inicial, em Maio, tinha ficado bastante entusiasmada e me tinha oferecido para organizar em Portugal consultas com várias crianças. O Dr. Nazarov virá a Lisboa no próximo mês de Maio dar uma palestra sobre o método e fazer consultas às crianças interessadas (evitando assim a deslocação prévia à consulta de avaliação em Espanha, como eu tive que fazer em Maio). As crianças que quiserem assistir à palestra e à consulta devem marcar directamente com a CLÍNICA LOVE4KIDS.
 
Tal como tudo o que tenho feito nesta minha caminhada da paralisia cerebral, arrisquei e acho que tivemos e ainda vamos ter mais sucesso.
 
Cada criança é diferente e este é apenas o meu relato e não quer dizer que todas vão ter bons resultados ou os mesmos resultados. Tudo isso deve ser avaliado em consulta com o Dr. Nazarov ou através de e-mail com a assistente dele. Trata-se de uma cirurgia com os riscos próprios associados. Todos os procedimentos e a responsabilidade é remetida para o Dr. Nazarov.


As explicações técnicas sobre o método foram retiradas do site da clínica Cinamed e das minhas perguntas directamente ao Dr. Nazarov.
 
Sara

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Casenlax Pediátrico para o intestino preso

KINESIO TAPING ou BANDAS NEUROMUSCULARES

Como triturar cereais, sementes e frutos secos - Mega importantes